Jocum – a História!


        Sempre que Jesus olhava as multidões ele era acometido de compaixão, e em seguida havia uma ação, em muitos momentos Jesus incentivou que seus discípulos alimentassem as multidões, os inspirou a serem como Ele é e os enviou para que fizessem mais no nome dEle.
       Jesus continua enviando discípulos a todas as terras, para pregar o evangelho, se compadecer e agir com misericórdia e amor. Loren Cunningham, um jovem americano, é um desses discípulos, que foi chamado e enviado para levar o nome do Senhor, por todo o mundo.
    Quando tinha 13 anos, Loren, nascido numa família cristã, filho e neto de pregadores do Evangelho, entendeu que havia sido chamado por Deus para ser missionário, enquanto orava ajoelhado, fechou os olhos e viu em letras garrafais: “ Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16: 15.
    Aos 20 anos Loren teve a visão de seu futuro, numa de suas viagens missionárias, enquanto descansava no quarto, abriu a Bíblia e pediu pra que Deus falasse com ele, mas em seguida algo muito estranho aconteceu:
          “ Subitamente comecei a enxergar um mapa mundi. Só que o mapa estava como que vivo, mexendo-se. Sentei-me no leito. Abanei a cabeça. Esfreguei os olhos. Era como que um filme que se passava em minha mente. Via todos os continentes . Ondas se arrebentavam em suas praias . Cada uma delas penetrava num continente, depois voltava; em seguida vinha de novo e penetrava um pouco mais ; e ia assim até que cobria todo o continente.// Fiquei de fôlego suspenso. Continuei a olhar e acena se modificou. As ondas transformaram-se em jovens – rapazes e moças de minha idade e até mais jovens – que ocupavam os continentes. E conversavam com as pessoas nas ruas e nas calçadas perto de bares. Iam de casa em casa. Estavam pregando o Evangelho.”

   Esta estranha visão de uma onda de jovens invadindo continentes é a anunciação de Deus sobre uma missão que se espalharia por todo o mundo. Loren continuou suas viagens missionárias e com cerca de 24 anos fez uma viagem por vários lugares do mundo e sentiu o enorme desejo de anunciar o Evangelho por todos os lugares,  e o desejo que ardia em seu coração começou a ser compartilhado com alguns jovens que decidiram que queriam fazer parte dos chamados para espalhar a esperança e a vida.
    A 26 anos,  Numa de suas viagens, Loren se pergunta sobre os jovens, sobre tanta força e vigor sendo desperdiçados, quando ele comenta com um casal de amigos, eles dizem:  “ Então vamos agir!”, essas 3 palavras deram apoio aos pensamentos de Loren, agora ele se sentia mais confortável para convidar jovens para irem ao mundo, jovens de todas as denominações, voluntários com vontade e amor pelo próximo.
   Assim surgiu a JOCUM ( Jovens com uma missão (YWAM- Youth With a Mission)) em Dezembro de 1960, os primeiros missionários enviados foram  Dallas e Larry, dois amigos do Loren, que antes de aceitarem o desafio, trabalhavam com equipamentos pesados, incluindo escavadeiras e guindastes. A Jocum ainda conserva essa essência, de apostar em pessoas chamadas por Deus, pessoas que aceitam o desafio, que ouvem Deus e que caminham segundo a voz que ouviram.
  É um agência missionária comprometida com os valores bíblicos, interdenominacional e internacional, trabalha com treinamentos a fim de preparar pessoas para o campo, incentivando-as a alinhar seu caráter como de Deus e a buscá-lo, para que sua orientação, ainda que aparentemente seja impossível, possa ser seguida, fielmente. 
    Para conhecer esta história a fundo, aconselhamos que você leia o livro "Pode falar, Senhor... estou ouvindo", onde a história do fundador e da fundação é contada em detalhes preciosos, de milagres, amor, força, coragem e realidade.





Previous
Next Post »
0 comentários